Pro Criança Cardíaca inicia 2023 celebrando vidas apoiadas e a contribuição para o cenário da cardiopatia congênita no Brasil, que afeta cerca de 30 mil crianças por ano. A instituição social, fundada e liderada pela médica cardiologista Dra. Rosa Celia, realizou 1.933 atendimentos em 2022, o maior resultado desde a criação em 1996, e ajudou 399 crianças em situação de vulnerabilidade social a mais que em 2021. O começo do ano também é marcado pela colocação A no ESG Rating da Humanizadas, importante acreditação para uma organização do Terceiro Setor.

 

Segundo dados do Ministério da Saúde, cardiopatias congênitas representam 40% de todas as malformações ao nascimento, sendo a condição que mais mata na infância. O primeiro atendimento é o início de uma trajetória de cuidados – após os preventivos durante a gestação da mãe – e, no Pro Criança, é realizado por equipe de profissionais qualificados com avaliação clínica, eletrocardiograma, ecocardiograma e holter 24h. Foram 207 crianças atendidas pela primeira vez no ano que passou, totalizando 92 a mais em comparação a 2021, e ainda 81 procedimentos invasivos oferecidos.

 

Transformando vidas

 

Heitor Mello Dalbonio, filho da cabelereira Julia Barros de Mello e do metalúrgico Jose Dayvid Campos Dalbonio, teve o pré-natal realizado pelo SUS, sem nenhuma alteração morfológica, porém não fez o eco fetal. Nasceu de cesárea, teve insuficiência respiratória e foi transferido para uma maternidade particular, onde foi diagnosticado com Tetralogia de Fallot e ficou internado por seis dias. Saiu com encaminhamento para o cardiologista, e faz acompanhamento pelo Getulinho, em Niterói, município que reside, mas não conseguiu o procedimento cardiológico pelo SUS.  A cirurgia foi então realizada em novembro de 2022 pelo Pro Criança, e ele segue o acompanhamento pelo Projeto.

 

A diretora médica do Pro Criança Cardíaca, Dra. Isabela Rangel, explica que as cardiopatias congênitas são anomalias na estrutura e/ou função do coração, que ocorrem durante a vida fetal e reforça a importância do diagnóstico precoce. “O trabalho realizado no Pro Criança Cardíaca é fundamental, pois fornece o diagnóstico, tratamento e acompanhamento desses pacientes além de dar o suporte necessário à família”, explica a cardiologista, ao ressaltar que toda a assistência promovida pelo Projeto só é possível pelas contribuições de parceiros e graças à participação de voluntários em tarefas diversas. “Sem eles, não seria possível”, declara Dra. Isabela.

Em 26 anos de atuação, foram 151 mil pessoas impactadas, 15.255 pacientes atendidos, 100 mil atendimentos realizados e 1.703 procedimentos invasivos. Os dados foram registrados até novembro de 2022.

De acordo com a diretora-executiva do Pro Criança Cardíaca, Mitzy Cremona Conde, o melhor ano da história do Pro Criança decorre de uma gestão executiva totalmente integrada às metas assistenciais estabelecidas pela Dra. Rosa Celia e pela Dra. Isabela Rangel, bem como ao comprometimento aos princípios da transparência e agilidade nas prestações de contas. “Relevantíssimo atribuir os resultados alcançados em 2022 à eficiência das melhores práticas de governança corporativa adotadas e efetiva participação dos Conselheiros nas estratégias adotadas”, explica.

Projeto social com modelo de gestão transparente

O rating ESG com a colocação A, liberado nos primeiros dias de 2023, chancela a instituição por expressar a qualidade das relações de uma organização com seus múltiplos stakeholders, envolvendo lideranças, colaboradores, clientes, parceiros, sociedade e meio ambiente em geral.

Além de números que impactam positivamente vidas, a instituição também recebeu em 2022 um dos selos mais respeitados no país na área de Recursos Humanos sendo certificada pelo Great Place To Work Brasil em clima organizacional, o que permite a medição, de forma prática, da percepção dos funcionários em relação à empresa, além de seus resultados em prol de ações internas para as melhorias necessárias.  

 

Outros prêmios e honrarias

 

Certificações e premiações ao longo de 2022 destacaram o Pro Criança Cardíaca, entre eles o Prêmio LIDE de Responsabilidade Social por ser a organização social que mais contribuiu ativamente para um melhor cenário de negócios no estado do Rio de Janeiro.  A Ocean Governança Integrada de Reconhecimento contemplou como Pioneirismo na Implementação de Governança Humanizada.

 

Além dele:

·         Selo Doar, pontuação A+ (pontuação máxima);

 

·         Selo PGT (Padrões em Gestão e Transparência) pelo Instituto Doar. Garantiu ao Pro Criança a pontuação A+, com alto padrão de Gestão e Transparência. Essa certificação faz a análise de mais de 52 documentos oficiais da organização;

 

·         Melhores ONGS 2019/2020/2021: O Pro Criança conquistou por três anos consecutivos a premiação de Melhores ONGs do Brasil;

 

·         Top Performance Gestão Consciente: A organização social obteve pontuação +92 na Conscious Business Assessment, pesquisa realizada pela startup “Humanizadas”, que traz o ranking das empresas mais humanizadas do Brasil 2021;

 

·         Great Places To Work reconhece as melhores empresas para se trabalhar em âmbito nacional e é feito com base nos relatos de quem de fato pode avaliar com propriedade: os colaboradores;

 

·         Melhores para o Brasil: A avaliação multi-stakeholders utiliza o instrumento Conscious Business Assessment (CBA®), que mede o estágio de maturidade e a qualidade das relações que a organização nutre com seus diferentes públicos.

 

Imagem: Pro Criança Cardíaca/Divulgação.

 


atualizado em 01/02/2023 - 11:03

comentários